Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43130

Compartilhe esta página

Título: A experimentação problematizadora como estratégia de ensino para promover a aprendizagem dos conceitos de ácido e base em uma escola pública do município de Panelas-Pe.
Autor(es): SILVA, Kátia Maria da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Ácidos; Bases (Química); Aprendizagem baseada em problemas
Data do documento: 17-Dez-2018
Citação: SILVA, Kátia Maria da. A experimentação problematizadora como estratégia de ensino para promover a aprendizagem dos conceitos de ácido e base em uma escola pública do município de Panelas-Pe. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O grande desafio do processo de ensino-aprendizagem é procurar métodos que sejam capazes de proporcionar uma aprendizagem efetiva para o aluno, pensando nisso foi desenvolvida essa pesquisa para investigar como a experimentação através de uma situação problema pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de ácido e base. A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Panelas, com 30 alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Na coleta de dados foram utilizados questionários, observação dos participantes no decorrer de uma sequência didática, a qual incluiu a realização de um experimento a partir de uma situação problema. Os resultados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os dados obtidos a partir do primeiro questionário mostram que a maioria dos alunos associam o conceito de ácido e base a escala de pH, a toxicidade e ao poder corrosivo dos mesmos, sem fazer relação com os conceitos estabelecidos nas teorias ácido-base, dando a impressão que eles apenas memorizaram a escala e que não compreendem as propriedades apresentadas por essas substâncias. A partir da situação problema os alunos foram capazes de formularem suas hipóteses, desenvolverem um procedimento experimental e chegarem a uma resolução para o problema proposto. Ao final da pesquisa, observamos que apesar da maioria dos alunos continuarem associando os conceitos de ácido e base a escala de pH, aqueles que associavam o conceito as propriedades corrosivas e tóxicas modificaram seu entendimento a partir das discussões realizadas. Além disso, alguns alunos passaram a mencionar o conceito de ácido e base associando à teoria ácido-base de Arrhenius, que não havia sido observado antes. Os alunos também passaram a compreender que é possível identificar se um produto é ácido ou básico por meio de um indicador ácido-base. Sendo assim, é possível perceber que, a experimentação baseada em problemas contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois observamos que houve uma melhora no entendimento dos conceitos e das propriedades dos ácidos e das bases por eles.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43130
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Katia Maria da.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons